Notícias

Quem é o Cowboy Patrocinense, bi-campeão de rodeio em Touros da Fenamilho e que já compete em Jaguariúna e Barretos?
01/06/2016 às 10:04
A reportagem da Difusora, através do programa Manhã Sertaneja, foi conversar com um jovem de apenas 25 anos de idade, que já ganhou quatro carros e seis motos zero quilômetro, além de uma dezena de prêmios em dinheiro, arriscando a vida em um esporte que é bruto, rústico e sistemático; rodeio em Touros.
Ele começou cedo, aos sete anos de idade já montava em bezerros. Aos nove, começou a disputar pequenas provas e ainda adolescente decolou como garoto prodígio em rodeios de pequeno porte em várias comunidades rurais.
Joander Donato de Souza, nascido em 25 de maio de 1991, em Patrocínio é filho de João Batista de Souza e Irani Aparecida de Souza.
Seu primeiro rodeio profissional foi em 2009, em Guimarânia. Ele tinha apenas 18 anos. No mesmo ano começava a se consagrar em sua terra natal. Ficou com o vice -campeonato do rodeio em Patrocínio. Entre uma queda, e a glória na eternidade dos oito segundos, Joander começava a trilhar uma carreira vitoriosa. Antes de seguir o caminho do Grand Slan do rodeio, e de montar em palcos consagrados, muitas conquistas alicerçavam, vôos ainda mais altos.
Campeão em Guimarânia, em Patrocínio, São Gotardo, Pedrinópolis, Araxá, Albertina, Ouro do Oeste, Miguelópolis entre outras.
A nível nacional, belas montarias e títulos o consagraram em Rio Verde- Goiás, Fernandópolis –São Paulo, Colorado no Paraná, Fenamilho em Patos de Minas onde sagrou-se campeão em 2015. Resultados e fama que abriram a porteira, para solos sagrados do rodeio brasileiro, como Jaguariúna e Barretos. Neste mês de maio, Joander teve que aumentar a garagem, pois foi o grande campeão de montarias em touros da Fenamilho 2016; aliás ele foi bi-campeão, e de quebra ganhou mais um carro zero.
Perguntado sobre a alegria de mais essa conquista; ele assim descreveu: “Primeiramente eu agradeço, sempre a Deus,por mais esse título na minha carreira, bi-campeão da Fenamilho. E estou muito feliz. A Fenamilho está entre as maiores festa do país e ter o mérito de ser bi-campeão é melhor ainda né, eu agradeço muito a Deus e todos que torcem por mim”.
Em Patos de Minas, outros patrocinenses também brilharam. Dos cinco finalistas, três eram da nossa terrinha; Vinícios Freitas ficou em terceiro lugar e Rafael Menezes em quinto.
Nosso Cowboy campeão, é jovem e destemido, e sonha um dia seguir os caminhos dos mais famosos cowbois do País, como Adriano Moraes, Silvano Alves e Guilherme Marques que alcançaram fama e arenas internacionais.
Em casa de passagem, quando atendeu nossa reportagem, Joander já estava de malas prontas. Vai para Divinópolis onde começa a competir na quinta feira. Na bagagem a força da juventude, a experiência de quem vai buscar na fé a certeza de que tudo mais uma vez vai dar certo e o sonho de um dia ser um Cowboy internacional e competir nos Estados Unidos.
Boa sorte campeão!
Reportagem e Fotografia: Luiz Oliveira, Com acervo pessoal de Joander Donato.