Notícias

Foto reprodução
Reaquecer comida: a maioria de nós não conhece estas dicas, e você?
22/11/2023 às 17:16
Sobras…
Com as crianças na escola (ou não) e a correria do dia-a-dia, você provavelmente está comendo mais e mais sobras.
Não importa o que você está aquecendo, o mais importante é garantir que esteja aquecido até uma temperatura interna de 75°C – não coma comida morna, pois ela pode conter bactérias perigosas. A regra geral é que sua comida deve estar fria ou quente e não em algum lugar no meio disso!
Esteja você saboreando uma refeição preparada anteriormente ou uma fatia de pizza da noite anterior, veja como reaquecer o que estiver comendo.
Pizza
Enquanto alguns gostam de comer pizza fria no café da manhã, outros preferem reaquecê-la.
Na hora de esquentar sua pizza, você tem algumas opções. A maneira mais rápida é aquecê-lo em uma panela por alguns minutos para que a crosta fique crocante novamente, depois adicione um pouco de água e tampe imediatamente a panela. Assim que o queijo derreter, está pronto para comer! Você também pode aquecer sua pizza no forno ou em uma torradeira – apenas certifique-se de colocar papel alumínio embaixo da fatia.
Arroz
Na verdade, é muito fácil aquecer o arroz e ainda mantê-lo fofo e soltinho – tudo o que você precisa é de um pouco de água. Jogue o arroz em um prato próprio para micro-ondas e adicione um pouco menos de meia colher de chá de água. Coloque uma toalha de papel úmida por cima e aqueça o arroz por alguns minutos. A umidade adicionada ajuda a evitar que o arroz seque. Se não quiser fazê-lo micro-ondas, coloque em uma panela, um pouquinho de água no fundo, tampe e leve ao fogão, em fogo baixo por alguns minutos até secar a água.
Carnes Assadas
Carnes assadas ou cozidas lentamente são melhor reaquecidas no forno. Se não houver molho ou caldo no prato, adicione um pouco de caldo para mantê-la úmida, cubra o prato e aqueça-o em um forno a 190°C.
Você não precisa pré-aquecer o forno, porque o aumento gradual do calor ajuda a aquecer suavemente a carne. Passar da geladeira fria para o forno quente pode deixar a carne dura.
Cortes de carne magras
Cortes de carne mais magras, como peito de frango sem pele ou lombo de porco, não têm gordura suficiente para mantê-los úmidos e macios quando reaquecidos no forno. Para evitar carne dura e borrachenta, adicione um pouco de água ao prato e cubra-o antes de aquecer cortes magros no micro-ondas. Isso cria um efeito de vapor para aquecer a carne.
Sopas
No que diz respeito à sopa, você pode aquecê-la no fogão ou no micro-ondas, dependendo da disponibilidade e da sua vontade de lavar uma panela depois. Para o micro-ondas, despeje a sopa em uma tigela resistente ao calor e leve ao micro-ondas por alguns minutos. Dê uma boa mexida antes de comer para garantir que a temperatura esteja uniforme por toda parte. No fogão, aqueça a sopa em uma panela em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não queimar. Retire do fogo quando começar a ferver, evitando deixar ferver realmente.
Gratinados
Você está aquecendo um gratinado inteiro ou apenas algumas porções? Isso é importante porque uma vez que você reaquece um gratinado, não deve refrigerá-lo novamente para ser reaquecido em uma data posterior.
Se você está planejando comer apenas uma porção ou duas, aqueça somente o que vai comer e faça isso no micro-ondas. Caso contrário, cubra o gratinado com papel alumínio e aqueça em um forno pré-aquecido a 190°C.
Spaghetti
Há poucas coisas tão saborosas quanto uma massa no dia seguinte. O molho permeou o macarrão e todos os sabores se aprofundaram. Para aproveitar tudo isso, aqueça o espaguete no micro-ondas, adicionando um pouco de molho de tomate extra se parecer um pouco seco. Na metade do tempo, misture bem com o garfo para garantir que não haja pontos frios.
Antecipe a situação! Se você quiser que sua massa tenha um sabor extra fresco e ainda tenha uma mordida agradável quando for esquentar, cozinhe-a um pouco menos do que al dente quando a fizer pela primeira vez. Isso garante que, ao aquecê-lo, o espaguete ainda tenha firmeza.
Vegetais
Se seus vegetais são cozidos no vapor, assados ou grelhados, aqueça-os no micro-ondas. Se você reaquecer legumes no forno, corre o risco de secá-los. Ao aquecê-los no microondas, sinta-se à vontade para adicionar um pouco de água ou caldo para mantê-los úmidos e saborosos.
Sanduíches quentes
Se você levou para casa um hambúrguer, um misto ou outro sanduíche quente, separe a carne e o queijo do pão e aqueça-os no micro-ondas. Se você absolutamente quiser o pão quente, adicione-o durante os últimos 10 segundos de aquecimento – sem a alface ou os tomate, se for o caso. Alternativamente, você pode embrulhar o sanduíche em papel alumínio (incluindo o pão, mas não alface, tomate, etc.) e aquecê-lo em um forno pré-aquecido a 175°C.
Para sanduíches grelhados como Croque Monsieur ou o Monte Cristo, aqueça-os em uma panela no fogão, primeiro em fogo baixo para derreter o interior, depois aumente para médio para ficar crocante.
Fonte: Receitas sem Fronteiras