Notícias

Foto: Freepik

Reitoria do Unicerp lamenta decisão do MEC que revoga edital para criação de novos cursos de Medicina

12/02/2026 às 16:33

Na última terça-feira (10), o Ministério da Educação (MEC), em edição extra do Diário Oficial da União, publicou a decisão de revogar o edital de 2023 que previa a criação de novos cursos de Medicina por instituições privadas no país. O documento já havia sido adiado quatro vezes desde a publicação.

Em janeiro, o MEC tornou pública a lista de cursos avaliados e as notas obtidas. Ao todo, mais de 100 cursos de Medicina foram mal avaliados, muitos desses serão punidos com restrição no FIES e suspensão de vagas.

A nossa reportagem conversou com a reitora do Unicerp, Ieda Magalhães, que lamentou a decisão. Segundo ela, a reitoria aguardava o resultado, previsto para o fim de fevereiro, após quase três anos de tramitação.

A instituição afirma ter cumprido todas as exigências do edital e passado por todas as etapas sem necessidade de correções, e já estava apta para ofertar o curso em Patrocínio.

Apesar da frustração, a reitora garantiu que a faculdade seguirá investindo na qualidade dos cursos e no atendimento às demandas da comunidade.

Ieda também anunciou que, em 2026, o Unicerp deverá oferecer dois cursos técnicos já aprovados pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

Texto: Carol Souza / Grupo Difusora
Reportagem: Márcio Souza/ Difusora 95,3 FM

>>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<