Notícias

Represa rompe, e causa prejuízos a moradores de Malhadouro, São Benedito e Salitre de Minas

27/01/2020 às 15:18

Vários moradores da zona rural de Patrocínio foram surpreendidos por uma enchente na manhã do último sábado (25/01). De acordo com o Corpo de Bombeiros, com as chuvas intensas uma represa teria se rompido e a água atingiu as chácaras que ficam entre os distritos de São Benedito e Salitre de Minas. Uma pessoa ficou ilhada e foi resgatada por populares.

Os Bombeiros orientaram as famílias a respeito do risco de novas enchentes. A reportagem da Difusora 95 esteve em algumas regiões atingidas, e registrou alguns momentos, bem como o testemunho de algumas famílias que foram vítimas desse desastre.

Diversos moradores perderam móveis, eletrodomésticos e até alimentos. Veículos foram invadidos pela água, em algumas propriedades rurais que foram atingidas, os proprietários disseram que cercas, plantações, e até alguns animais foram arrastados pela água.

A água que veio a invadir as residências no condomínio parque dos pássaros subiu aproximadamente 1,30m de altura. De acordo com o morador José Ferreira, o mesmo estava dormindo, quando de repente ouviu um barulho de água vindo do banheiro, quando o mesmo levantou para ver o que acontecia, afundou os pés na água, e daí em diante foi correria, para retirar os móveis, roupas e alimentos.

Outro morador, que reside próximo a represa, na região de Malhadouro, nos informou que por volta das 23h40, ouviu um barulho muito forte, e acreditou ser apenas o vento, mas quando levantou da cama ouviu o barulho de várias árvores sendo levadas pela correnteza, e daí percebeu que se tratava do rompimento da represa, cercas, e algumas árvores foram levadas com a força da água, e quando o dia amanheceu, ele esteve no local e avistou todo o estrago, ainda de acordo com ele, esta é a segunda vez que a represa se rompe, a primeira aconteceu mais de 35 anos atrás.

A reportagem da Difusora 95 manteve contato com autoridades de Patrocínio, no qual mencionaram que todo o suporte aos moradores será dado. O proprietário da represa, não se encontra na cidade, mas foi mantido contato com o mesmo, e quando questionado, disse que irá se inteirar da situação e fará o possível para ajudar as vítimas do desastre ocorrido.

A previsão é de mais chuvas nos próximos dias.

Galeria de fotos:

Texto: Filipe Rodrigues/Difusora 95