Notícias

Foto: Reprodução/ AgroSolos

Revitalização do Parque da Matinha depende de estudos ambientais e planos de manejo

10/04/2023 às 16:07

A revitalização do Parque da Matinha, está em andamento, mas depende de estudos ambientais e planos de manejo para que possa ser concluída.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Geraldo de Oliveira, destacou que a finalização das planilhas de custo para a revitalização está em andamento, mas é preciso fazer a estrutura no local para que seja possível abri-lo para visitação.

Antônio Geraldo explicou que para fazer a estrutura na área é necessário realizar um estudo ambiental, pois existem vegetações que precisarão ser suprimidas para criar uma pista de caminhada, principalmente nos lados daquele local. Ele destaca que a Secretaria está aguardando a finalização do projeto ambiental para avaliar as intervenções necessárias, uma vez que há um plano de manejo da área que precisa ser respeitado.

O responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente destacou que o prefeito tem cobrado a conclusão do projeto executivo e do projeto ambiental o mais rápido possível, mas é preciso fazer tudo dentro do plano de manejo da área, seguindo as regras estabelecidas. Antônio ressaltou que a Serra do Cruzeiro também possue planos de manejo, que precisam ser respeitados para autorizar qualquer intervenção na área.

Para a Serra do Cruzeiro, há um plano de manejo feito por uma empresa contratada, que deve ser protocolado na Secretaria em breve. A pasta precisa analisar os estudos para convocar audiências públicas e aprovar o plano de manejo.

As áreas de proteção ambiental, tombamento e remanescente de vegetação são muito importantes para a preservação da fauna e flora da região e, por isso, a Secretaria está seguindo todas as regras necessárias para garantir a proteção dessas áreas e o desenvolvimento de projetos que sejam benéficos para a população e para o meio ambiente.

Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95