Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Safra do Café 2023 tem espera positiva dos produtores

05/06/2023 às 15:06

Muitos produtores iniciaram com a Safra do Café 2023 e com isso a uma expectativa muito boa com relação com a qualidade dos grãos deste ano.

Em conversa com a Difusora 95 FM, o superintendente da cooperativa dos cafeicultores da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, explicou que 2023 é o ano da bienalidade sendo este a comparação entre último ano impar (2021) com o ano atual (2023). Segundo Simão Lima, 2022 trouxe consigo a geada que teve como consequência uma baixa na safra do mesmo.

A safra de 2021 sofreu por questões de seca, deixando a expectativa para esse ano de seis milhões de meio de sacas colhidas. A Expocaccer espera que a colheita seja de acordo com os padrões da bienalidade recebendo cerca de 1 milhão e meio de sacas nos seus armazéns.

Com relação ao ano de 2023, a safra é bem maior do que a do ano anterior, havendo um reajuste nos horários de trabalho, onde a Expocaccer vai receber o produto entre as 7h às 22h. A equipe montada trabalhará os três turnos, atendendo as demandas dos cooperados, a mesma está aguardando o início das entregas das sacas de café da nova safra.

Essa safra possui uma maturação mais uniforme com menos verde, o café com fava, de boa qualidade, com grãos grandes e com um rendimento normal. Em 2021 houve uma safra com a qualidade mediana, porém tudo indica que neste ano a safra será melhor.

Com relação a armazenagem do café, a Expocaccer além de uma cooperativa é também um armazém geral que recebe café de todos os produtores seja cooperados, não cooperados e exportadoras, obviamente o cooperado possuí algumas vantagens, sendo a tabela de preços significativamente mais baixa.

Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<