Notícias

Foto reprodução
Saiba quais feijões causam mais gases e quais têm boa digestão
22/04/2025 às 17:25
Com preparo adequado, é possível incluir feijão no dia a dia sem desconforto; saiba quais feijões são mais leves e têm melhor digestão
Feijão é quase unanimidade no prato do brasileiro — mas para muita gente, o “amor” acaba em desconforto. Isso porque o alimento pode causar gases, inchaço e digestão difícil. A boa notícia é que, segundo a nutricionista Leticia Gasparetto, alguns tipos de feijão são naturalmente mais leves e causam menos efeitos indesejados no intestino.
“Alguns feijões contêm menos oligossacarídeos, que são açúcares fermentáveis. Eles são digeridos pelas bactérias intestinais e produzem gases nesse processo”, explica a nutricionista. Os campeões da leveza são o feijão-mungo (moyashi), o feijão-fradinho e o feijão-branco.
“O moyashi, bastante usado na culinária asiática, é mais fácil de digerir. Já o fradinho, com casca mais fina, costuma ser bem tolerado. E o feijão-branco, embora rico em fibras solúveis, causa menos gases quando bem preparado”, detalha Leticia.
Na outra ponta, estão os feijões mais populares na mesa brasileira — e também os mais temidos por quem tem intestino sensível: feijão preto, feijão carioca e feijão vermelho (ou rajado). Mas nem tudo está perdido para os fãs dessas variedades.
O segredo está no preparo
Mais do que o tipo, o preparo do feijão pode ser o grande vilão — ou o salvador da digestão. A principal recomendação da nutricionista é a demolha, o processo de deixar o feijão de molho antes do cozimento. “Essa etapa ajuda a eliminar parte dos oligossacarídeos responsáveis pelos gases”, afirma.
Leticia orienta deixar o feijão de molho por 8 a 12 horas, trocando a água pelo menos uma vez. Além disso, a nutri também recomenda adicionar ervas digestivas no cozimento, como louro, cominho ou erva-doce – elas ajudam na digestão.
Fonte: Vida & Estilo