Notícias

SAMU comemora três anos de funcionamento em Patrocínio

09/07/2021 às 10:09

Patrocínio faz parte dos 27 municípios do consórcio da Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte, e no último dia 03 de julho, o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou três anos desde que recebeu uma base descentralizada de operações na cidade.

O serviço de saúde é como uma “uma organização do fluxo de urgência e emergência, que vai evitar o encaminhamento desnecessário para as unidades de saúde”, afirmou Ítala Reis Alvarenga, que é coordenadora médica do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência (CISTRI) da Macrorregião do Triângulo Norte. “Isso vai permitir uma chegada mais rápida do paciente ao destino para o tratamento definitivo, desafogando o sistema de saúde, reduzindo a mortalidade e as sequelas desses pacientes, que são atendidos”, explicou.

O SAMU realiza somente atendimentos de urgência e emergência em todos os âmbitos. “Realizamos atendimentos clínicos, de trauma, ginecologia e obstetrícia, psiquiátricos e pediátricos. […] o médico regulador orienta as pessoas se esse atendimento constitui critério para um deslocamento de uma viatura do SAMU”, disse Ítala.

A sede do SAMU em Patrocínio também atende aos municípios de Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria e Iraí de Minas. “Porém, as viaturas que estão nessa região podem fazer o atendimento em qualquer município”, acrescentou a coordenadora.

Somente em Patrocínio, o SAMU tem uma base de centralizado, onde estão locadas uma unidade de suporte avançado e uma unidade de suporte básico, e realiza cerca de 60 atendimentos semanais, o que constitui um média de 240 atendimentos mensais no município.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Cristiane Andrade/Grupo Difusora