Notícias

Foto: Ascom Santa Casa de Patrocínio

Santa Casa de Patrocínio possui 11 capacetes de ventilação não invasiva para o tratamento de pacientes com Covid-19

23/02/2021 às 11:43

No ano passado, a Santa Casa de Patrocínio, começou a adquirir capacetes de ventilação não invasiva para atender melhor os pacientes contaminados com a Covid-19. Atualmente, o hospital conta com 11 desses aparelhos.

“Já adquirimos uma parte no ano passado e outra no começo deste ano para poder, efetivamente, reduzir o tempo de internação e a recuperação desses pacientes, evitando assim que eles se agravassem ou precisassem ser intubados para utilizar da ventilação mecânica”, explicou o superintendente da instituição Augusto César de Moura.

Segundo Adriana Nunes, fisioterapeuta e coordenadora da equipe multiprofissional da Santa Casa, o capacete é um jeito de fazer com que o ar chegue ao pulmão do paciente de forma não invasiva, diferente da intubação, que necessita de um tubo orotraqueal.

“Esse capacete envolve a cabeça inteira do paciente e é selado com um colar macio e hermético que envolve o pescoço do paciente. O paciente fica super confortável, ele pode dormir, ele mexe o pescoço, ele conversa, ele fica muito confortável ali dentro”, explicou a fisioterapeuta.

Outra vantagem do uso do capacete, de acordo com Adriana, é que ele impede que o vírus se espalhe ao ambiente, já que não permite a passagem de grande quantidade de gases.

Texto: Maria Clara Alves/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95