Notícias

Créditos: Allisson Araújo
Saúde de Patrocínio apresenta avanços e redução de filas em análise da gestão
25/05/2026 às 14:32
A secretária municipal de Saúde de Patrocínio, Luciana Rocha, apresentou uma análise das ações realizadas pela pasta desde o início de 2025, destacando avanços em atendimentos, reformas e redução de filas de espera. Em entrevista à Rádio Difusora, a gestora afirmou que a saúde pública do município vem passando por mudanças estruturais, com a inauguração de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reformas em outras unidades e a conclusão da revitalização da UBS Santa Terezinha, prevista para a próxima semana. Outro destaque citado foi o funcionamento do CRTEA, centro de atendimento voltado a crianças com autismo, que já contabiliza mais de 4,5 mil atendimentos em um ano e quatro meses.
Entre os números apresentados pela secretária estão a ampliação de profissionais e a redução significativa das filas para exames e cirurgias. Segundo Luciana, o município reduziu de oito mil para menos de três mil o número de pacientes aguardando cirurgias. Ela também informou que foram zeradas as filas para tomografias, ultrassons de vias urinárias e vasectomias. Na UPA, houve reforço nas equipes médicas, incluindo atendimento pediátrico 24 horas, além da implantação de serviços como telemedicina e Fast Track para agilizar os atendimentos.
A secretária ressaltou ainda que muitas demandas atuais são reflexo de filas acumuladas de gestões anteriores, mas afirmou que a administração vem trabalhando para diminuir o tempo de espera da população. De acordo com ela, somente na Policlínica foram incorporados mais 20 médicos, enquanto o CEAI recebeu outros 12 profissionais. Luciana também destacou o avanço no atendimento de pacientes bariátricos, relatando que algumas pessoas aguardavam há mais de 11 anos pela cirurgia e agora começaram a ser atendidas.
Durante a entrevista, Luciana reforçou a importância da participação da população no acompanhamento das demandas da saúde pública. Ela informou que, a partir da próxima semana, as UBSs passarão a contar com salas de espera voltadas à escuta da comunidade. A secretária também anunciou a realização da Conferência Municipal de Saúde, marcada para o dia 19 de junho, na Unicerp, evento que reunirá propostas e reivindicações da população para serem encaminhadas às etapas estadual e federal da conferência de saúde.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<
