Notícias

Crédtios: Emanuel Mendonça
Saúde ganha destaque com mutirões, vacinação e novos atendimentos
29/09/2026 às 11:45
A saúde de Patrocínio ganhou destaque nacional após o município aparecer entre os dez melhores do país e ocupar a segunda colocação em Minas Gerais em um ranking que avaliou mais de 400 cidades. Segundo a secretária municipal de Saúde, Luciana Rocha, os indicadores analisados consideram fatores como mortalidade infantil, desnutrição, obesidade infantil e controle de doenças crônicas. Para ela, o resultado demonstra avanços, mas também reforça a necessidade de manter e ampliar as ações na área da saúde.
Entre as medidas anunciadas estão novos mutirões de consultas, exames e cirurgias, com o objetivo de reduzir as filas de espera. De acordo com a secretária, mais de 41 novos médicos foram contratados para a rede, além da ampliação de procedimentos. Somente em setembro, foram realizadas mais de 160 endoscopias, enquanto novos exames de colonoscopia também foram incorporados. A previsão é realizar mil ressonâncias magnéticas em outubro e ampliar procedimentos como tomografia, densitometria e espirometria, com a expectativa de reduzir significativamente essas filas até novembro.
A Secretaria de Saúde também anunciou a ampliação das cirurgias de pterígio, com a expectativa de zerar a demanda pelo procedimento até dezembro. Outro avanço destacado foi a oferta de eletroneuromiografia no próprio município. O exame, que anteriormente fazia com que muitos pacientes precisassem se deslocar para Uberlândia, passa a ser realizado mensalmente em Patrocínio por um médico especializado. Atualmente, segundo Luciana Rocha, mais de 100 pessoas aguardam pelo procedimento, incluindo pacientes que estão na fila há anos.
Na área de cardiologia, Patrocínio mantém a realização de cateterismos e angioplastias por meio da Santa Casa, atendendo também pacientes de municípios da microrregião. Conforme a secretária, o município é referência para nove cidades e o fluxo de atendimento foi organizado para que os pedidos sejam encaminhados à Santa Casa e os procedimentos sejam programados com rapidez. A medida busca garantir maior agilidade para pacientes que necessitam de atendimento cardiológico especializado.
A vacinação também foi destacada pela Secretaria Municipal de Saúde. Luciana Rocha reforçou que a imunização deve ser mantida de forma contínua, com as salas de vacina funcionando para diferentes públicos e doenças. Entre as vacinas mencionadas estão as contra gripe e Covid-19, além da proteção contra bronquiolite para gestantes dentro da faixa indicada e a vacina contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos. A orientação é que pais e responsáveis mantenham a caderneta das crianças e adolescentes atualizada, especialmente diante do aumento das temperaturas e das chuvas, período que pode favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Outro alerta feito pela secretária é sobre a necessidade de doações de sangue. A Santa Casa de Patrocínio atende casos de alta complexidade, incluindo cirurgias cardíacas, neurológicas e oncológicas, além de receber vítimas de acidentes, especialmente por conta do intenso movimento na BR-365. As doações voluntárias podem ser realizadas às quartas-feiras, no período da manhã, mediante agendamento na Policlínica. A Secretaria também orienta pacientes que passarão por cirurgias eletivas e seus familiares a contribuírem com a doação, ajudando a manter os estoques e garantindo sangue para situações de urgência.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<
