Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa
Saúde mental: ‘A vida pede equilíbrio’ é tema da campanha Janeiro Branco de 2023
12/01/2023 às 09:16
Janeiro marca o início e fim de ciclos para muitas pessoas. O primeiro mês do ano traz a expectativa de vida nova e recomeços. Em razão disso, o período foi escolhido para ser pano de fundo da ação que incentiva o cuidado com a saúde mental. Em 2023, o tema da campanha Janeiro Branco é: “A vida pede equilíbrio”. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco,” que podem ser usadas para mudanças e novos projetos.
O olhar atento para a saúde da mente se torna cada vez mais importante. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental. A situação ainda foi agravada pela pandemia da Covid-19, além de ser até hoje permeada por antigos tabus e preconceitos.
A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa social criada pelo psicólogo e palestrante mineiro, Leonardo Abrahão. O especialista destaca que o assunto é um desafio mundial. “Desde o início da história da humanidade, as pessoas, assim como todas as instituições sociais, vêm lidando, quase que às cegas, com as complexas e inescapáveis questões psicológicas que caracterizam os seres humanos, por falta de suporte da educação sentimental e orientação emocional,” enfatizou.
A ação promove palestras, oficinas terapêuticas, cursos, workshops, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, dentre outros. Durante o primeiro mês do ano, o instituto programou atividades em várias cidades do Brasil.
Além do Brasil, outros países já aderiram ao movimento, como é o caso do Japão, do Cabo Verde, de Angola, de Portugal, da Espanha, da Colômbia e até mesmo da França, com registros de ações pela saúde mental por ocasião do Janeiro Branco.
Apoio de artistas
Como forma de demonstrar apoio ao movimento, diversos artistas do Brasil também têm vestido a camiseta oficial da campanha e contribuído voluntariamente para a difusão da mensagem “quem cuida da mente, cuida da vida!”. Entre as celebridades que já manifestaram esse apoio, estão as atrizes Suzana Vieira, Priscila Fantin, as cantoras Cláudia Leite, Negra Li, o vocalista do grupo Pixote, Dodô, entre outros.
Janeiro Branco, que em 2023 completa dez anos, com o tema “A vida pede equilíbrio”.
O objetivo é chamar a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental e para o respeito à condição psicológica de cada um. A psicóloga Lidiane Silva considera que esse esclarecimento ajuda a todos a olharem melhor para um problema difícil de se conversar.
“A saúde mental vem recheada com muito preconceito, muitos tabus. E com o aumento da ansiedade, da depressão e outros transtornos mentais, o janeiro branco vem pra desmistificar e trazer novas informações para a prevenção da saúde mental”.
Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono são alguns dos sintomas indicando que está na hora de dar atenção à saúde mental. E muitas vezes, as pessoas não sabem como procurar ajuda.
Baseado na ideia de que todos têm direito à saúde mental, o Instituto Janeiro Branco promove, em seu canal no YouTube, palestras com psicólogos, oficinas, cursos, lives – tudo que faça com que as pessoas parem um pouco a rotina e reflitam sobre como ter uma vida com mais equilíbrio. Governos estaduais, como o do Amazonas, já aderiram à campanha deste ano.
“O autoconhecimento permite, não somente, controlar suas próprias emoções, como passar por determinadas fases da vida – que a gente chama de resiliência na psicologia – que poderiam trazer processos traumáticos e, por você se conhecer, saber de seu potencial, você não vai passar pelo trauma. O autoconhecimento hoje é a base pra ter uma vida saudável.”
O autoconhecimento é fundamental.
Fonte: AGÊNCIA BRASIL, PORTAL O TEMPO
