Notícias

Foto: Cristiane Andrade

Secretaria de Desenvolvimento Social disponibiliza ajuda para venezuelanos refugiados em Patrocínio

23/06/2021 às 09:32

Desde 2018, o Brasil tem sido local de refúgio para muitos venezuelanos, que deixam o país administrado por Nicolás Maduro, em busca de uma vida economica e socialmente melhor. Segundo um levantamento feito pela Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPG/MMFDH), até maio deste ano, o Brasil já acolheu mais de 53 mil pessoas vindas da Venezuela.

Em Patrocínio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já contabilizou a presença de algumas famílias, que muitas vezes são vistas solicitando ajuda financeira e emprego, pelo centro da cidade. O responsável pela pasta, Pastor Alaércio Rodrigues Luzia afirmou, durante entrevista à reportagem da Difusora 95 FM, que o governo municipal já está tomando providências para ajudar os refugiados.

“Levantamos uma equipe com assistente social e técnicos para poder estar fazendo o levantamento e o acompanhamento destas famílias. Já identificamos alguns que estão com crianças pequenas, alguns estão hospedados em hoteis também. Nós estamos fazendo o acompanhamento para que possamos fazer o trabalho social […]  dentro daquilo que a gente pode fazer, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, que tem nos dado um suporte muito grande também”, afirmou Alaércio.

Segundo o secretário, as equipes já estão orientando às famílias para não utilizarem as crianças para pedir dinheiro, uma vez que esta ação é ilegal em nosso país. Além de estar disponibilizando os trabalhos do Abrigo do Trabalhador para receber àqueles que precisarem. “Essa estrutura do abrigo oferece o poso, o banho, o café da manhã, o almoço e o jantar para eles. E como estamos na Campanha do Agasalho, verificamos se alguns deles precisam de agasalho nesse momento de frio, como blusas, sapatos, calças e disponibilizamos para eles também, para poder dar uma qualidade melhor de vida”, explicou.

Contanto, o secretário lembrou que os refugiados não são obrigados a aceitar a ajuda. “Alguns não aceitaram ir para o albergue, preferiram ficar no hotel. A gente oferece a estrutura que a gente tem, eles não são obrigados a aceitar aquilo que nós temos, mas nós procuramos fazer o melhor e mais por eles. Os que querem seguir viagem também, nós estamos procurando um meio de transporte para poder ajudar a seguir viagem”, finalizou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Desenvolvimento social (34) 3831 1800.

Texto: Thaís Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Erasmo Cláudio/Difusora 95