Notícias

Foto: 2° Pelotão Corpo de Bombeiros

Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre crime ambiental de queimadas irregulares

18/05/2021 às 11:18

Um levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), apontou que as queimadas aumentaram nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, em Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz alerta sobre as queimadas ilegais, que configuram crime ambiental.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do INMET divulgou que a estação chuvosa deste ano, foi abaixo da média no estado, deixando a umidade baixa e aumentando o período de secas. Por isso há risco maior de incêndios tanto na área urbana, como rural.

O coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antônio Geraldo de Oliveira, falou à reportagem da Difusora 95 FM sobre as queimadas realizadas para fazer limpeza de lotes. “Lembrando que de agora em diante, de abril até outubro, geralmente a vegetação acaba secando e com isso corre o risco de pegar fogo.”

Ele explicou que colocar fogo, seja na área rural ou urbana, configura crime ambiental. A única diferença é que dentro da cidade, se o responsável pelo incêndio não for encontrado, o dono do lote é, automaticamente, culpado. “As vezes não é o próprio dono que coloca esse fogo, mas ele tem que conservar esse lote limpo e não deixar que as pessoas joguem lixo e coloquem fogo. Porque uma vez que o fogo aconteceu naquele local, ele tem o dano ambiental, e é feito o auto de infração aqui na Secretaria”, explicou Antônio.

Os moradores das zonas urbana e rural podem denunciar incêndios pelos números:

3832 0656 – Secretaria de Meio Ambiente

3831 3963 – Conselho do Meio Ambiente

O coordenador pede que as denúncias sejam feitas de preferência no momento em que o fogo estiver acontecendo. Aos finais de semana, a Secretaria não tem fiscais de plantão, mas Antônio alerta que o crime ambiental cometido aos sábados e domingos, é investigado às segundas-feiras e “não está livre da fiscalização, porque o fogo deixa seu rastro e, identificado, ele vai ser punido, mesmo que ele coloque o fogo no final de semana”, finalizou.

Texto: Thais Busqueiro/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95