Notícias

Secretaria de Saúde realizou capacitação com médicos da Atenção Primária

23/06/2016 às 10:02

A mortalidade infantil no município de Patrocínio foi debatida em capacitação de médicos e enfermeiros da rede municipal, realizada nesta quarta-feira (22), pela Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. Essa atividade faz parte da programação que o Comitê Municipal de Mortalidade Materna e Infantil elencou como estratégia para que os profissionais possam organizar as estratégias de saúde do município como consultas de pré-natal e assistência às crianças e com isso garantindo melhor qualidade de vida. Em 2015 foram registrados 05 óbitos infantis e nenhum materno.

A coordenadora do setor da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, Kelly Cristina Guimarães Pereira Teodoro explicou que o Comitê se reúne periodicamente e analisa após as investigações de óbitos, as possíveis causas e traça planos e metas para que a mortalidade infantil seja evitada e com isso adotar medidas de controle.

Kelly relatou que são vários os fatores que implicam na mortalidade de bebês. No caso dos não evitáveis, ela informou que estão aqueles por questões genéticas vivida pela gestante que culmina no aborto. Já os evitáveis estão voltados a várias questões como: sócio econômicas da mulher, doenças, hábitos de vida como tabagismo e uso de álcool, além de substâncias entorpecentes ilícitas ou mesmo não acesso do serviço de saúde para a realização de exames e monitoramento da gestação.

Renato Oliveira