Notícias

Secretaria Municipal de Saúde promove diversas atividades em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

17/05/2016 às 15:17

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data propõe uma série de reflexões sobre o tema e visa, principalmente, combater os preconceitos que cercam os usuários da saúde mental.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com a parceria dos pontos da Rede (UBS – ESF/NASF, PS, UHSM, CAPS II e CAPS AD III, CRAS, CREAS, ARCA e CIAAP) realizará durante a semana várias atividades em sua rede de atendimento à saúde.

Dentre as atividades, estão previstas: apresentações culturais, dinâmicas, mesa redonda, palestras, exposição dos trabalhos da Saúde Mental, grupos informativos, sala de espera com o tema – saúde mental e luta antimanicomial etc.

As ações acontecem, entre os dias 16 e 20 de maio, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS – ESF/NASF), Pronto Socorro, Unidade Hospitalar em Saúde Mental, CAPS II e CAPS AD III, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), ARCA e CIAAP.

O lema deste ano é: “ELES PASSARÃO, NÓS PASSARINHO”.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Camila Rosa de Alvarenga, “a luta hoje é para manter as conquistas que foram alcançadas ao longo da história, para que possamos reafirmar a reforma psiquiátrica dando liberdade aos indivíduos e fazendo com que eles recebem cuidados mais próximos do seu território e de acordo com suas necessidades e que seja garantido todo o acesso a seus direitos, seja na área da saúde, educação, habitação, trabalho, etc, para que eles possam ser reinseridos. A luta dos últimos tempos é que os usuários de drogas também possam receber os seus cuidados em liberdade, mantendo seu direito de ir e vir e de ser cuidado de acordo a cada necessidade.”

O movimento teve início na década de 70 com trabalhadores da saúde mental em busca de uma reforma nos tratamentos destinados aos usuários da saúde mental no país.

Veja a programação e participe.

Programação – Luta Antimanicomial 2016.

16/05

UBSs – ESF/NASF, PS, UHSM, CAPSs, CRAS, CREAS – exposição dos trabalhos da Saúde Mental e manifesto a favor da Reforma Psiquiátrica, construídos anteriormente, sobre a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial;

ARCA e CIAAP realização de oficinas temáticas com os internos sobre os temas;

17/05/Todos os setores – realização de atividade educativa de interesses locais (Palestras, debates – saúde mental, políticas públicas, transtornos mentais, álcool e outras drogas, práticas integrativas e complementares, etc.);

18/05

Período da manhã:

UBSs – ESF/NASF – sala de espera com o tema – saúde mental e luta antimanicomial, mostrando depoimentos de usuários, ações, possibilidades de cuidado, etc.;

UHSM e CAPSs e ARCA e CIAAP – ações locais com os usuários;

CRAS, CREAS – grupos informativos.

Período da tarde:

CAMINHADA – saída as 13h na Praça Honorato Borges até a Praça Santa Luzia, onde será realizado o carnaval da saúde mental com marcinhas, fantasias/máscara e acessórios + telão com vídeo. Será premiada a melhor fantasia;

A caminhada marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio.

A data referencia a revolução nos serviços psiquiátricos, com a reformulação do modelo de atenção a saúde mental, passando a enfatizar o convívio familiar e social entre os usuários com transtornos mentais.

Esse ano terá o carnaval da saúde mental como temas as ALAS:

Ala 1: Os Desalienistas da Resistência;

Ala 2: Minha Loucura Vem De Berço: Por Uma Sociedade sem silêncios;

Ala 3: Não me prenda em seus trilhos que sou passarinho;

Ala 4: Mais serviços para voar, menos grades para trancar;

Ala 5: Dom Quixote de Los Errantes;

Ala 6: Valentes ocupam: Marcus Vinícius, presente.

Por uma sociedade sem manicômios! Eles Passarão, Nós Passarinho!

19/05

Capacitações voltadas aos profissionais;

20/05

Período da tarde: as 13h gincana de jogos de mesa e jogos coletivos na Praça CEU das Artes – comunidade, profissionais, usuários e familiares. Confraternização de encerramento.

“Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão.

Eu passarinho!”

(Mário Quintana)

Ascom PMP.