Notícias

Secretário avalia como positivo funcionamento de Unidades Básicas de Saúde e diz que houve falha de comunicação na forma de atendimento

27/04/2016 às 11:05

Nos dias 21 e 22 de abril, quatro Unidades Básicas de Saúde e o Programa de Agentes Comunitários da Zona Rural funcionaram normalmente e o objetivo que era de desafogar o Pronto Socorro foi alcançado. Contudo, houve falta de comunicação, onde as unidades estavam atendendo apenas pacientes das suas respectivas áreas, sendo que elas poderiam atender a outros pacientes que acabavam voltando para casa ou indo buscar um médico no pronto atendimento.

O secretário Municipal de Saúde, Wésley Faber Romão Siqueira, ressaltou que com a abertura das UBS, houve redução de 40% os atendimentos no Pronto Socorro, o que faz a avaliação ser bastante positiva. Ele ainda afirmou que existe a possibilidade desse tipo de atendimento ser estendido para os próximos feriados prolongados.

Sobre o não atendimento de pacientes de áreas de que não eram de abrangência da unidade, o secretário explicou que devido ao fato ter conseguido fechar a escala somente às vésperas do feriado, houve confusão nas informações, mas o atendimento nos próximos feriados será a toda população.

Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual esse trabalho não foi realizado a mais tempo, ele informou que foi feito um estudo de custos para a Prefeitura, uma vez que todos os profissionais da saúde que trabalharam durante os dois dias estarão recebendo horas extras e não houve obrigação deles a estarem de plantão durante o feriado e o ponto facultativo.

Renato Oliveira