Notícias

Secretário de Agricultura sobre repasse financeiro ao Colégio Agrícola: “estou matando aquilo que criei”

08/08/2017 às 09:25

A partir de 2018, a Escola Agrícola Sérgio de Freitas Pacheco não deverá mais receber subvenção do governo municipal. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Agricultura, Rubens Rocha Machado e que ao lado do secretário de obras, Jorge Marra fez o comunicado a direção da escola. Ele explicou que a verba mensal no valor de R$ 21.500,00 estava saindo da pasta dele e como esse repasse não pode ser vinculado aos 25% do que é destinado do orçamento para a Secretaria de Educação, o prefeito, segundo Rocha, acha impossível fazer a retirada da Agricultura.

A bolsa foi criada em 2005, quando Rubens Rocha era secretário e o vice-prefeito era Jorge Marra (hoje secretário de Obras), no mandato do então prefeito Júlio Elias e a destinação era para 40 filhos de produtores rurais. Ele, contudo, lembra que está buscando alternativas de recursos dentro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável – CMDRS, para que esse repasse possa ser mantido.

O secretário reforçou que o fator que fez com que houvesse essa decisão, é somente o fato de que não é possível vincular esse repasse na verba destinada à educação e se mostrou preocupado com o que pode acarretar com o não repasse para a Escola Agrícola de Patrocínio, inclusive não descartando um possível fechamento da mesma. Ele entende que o prefeito tem razão, e disse que fez isso com “dor no coração” e ainda frisou que ele foi um dos responsáveis pela criação da bolsa e ele também está a “matando”.

Renato Oliveira