Notícias

Foto: Marcelo Houston

Secretários fazem balanço da primeira semana de volta às aulas e confirmam caso de Covid-19

14/05/2021 às 15:54

Na tarde desta sexta-feira (14) ocorreu uma coletiva de imprensa na Secretaria Municipal de Educação para falar sobre a primeira semana de retorno às aulas presenciais. Participaram dessa entrevista o secretário municipal de educação, Rodrigo de Oliveira, e o secretário municipal de saúde, Luiz Eduardo Salomão.

As autoridades fizeram um balanço positivo da volta às aulas em Patrocínio, são 17 escolas na cidade, sendo o total de 4005 alunos e poderiam retornar 1418 estudantes. De acordo com Luiz Eduardo Salomão, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou profissionais da Vigilância Sanitária, das Unidades Básicas de Saúde, Vigilância Epidemiológica para acolher as crianças e adolescentes do município.

Além disso, foi disponibilizado Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da educação, álcool em gel e termômetros para aferir a temperatura dos estudantes e demais servidores. Já a organização dentro dos educandários foi feita de forma para que o distanciamento social seja cumprido.

Na Escola Municipal Casimiro de Abreu houve um incidente, onde uma professora testou positivo para a Covid-19. No entanto, o secretário municipal de saúde, esclareceu que em conversa com a profissional, ela disse que estava acompanhando um membro de sua família que estava no hospital. Diante da informação foi constatado que a contaminação não foi no ambiente escolar.

Segundo o secretário de saúde, a professora já está recebendo os devidos cuidados e os demais professores que tiveram contato com ela estão com os testes marcados para averiguar se não houve nenhuma contaminação. Quanto aos alunos, Luiz Eduardo Salomão, afirmou que a educadora manteve o distanciamento desses estudantes.

Modo em que as aulas estão sendo ministradas

No momento alunos de creches e ensino infantil, 0 a 5 anos, não voltaram para as aulas presenciais. Já as aulas do 1º ao 5º ano estão sendo lecionadas, de segunda a quarta-feira, presencialmente e quinta e sexta de maneira remota. Do 6º ao 9º ano as aulas são ministradas de modo revezado, em uma semana de segunda a quinta-feira presencialmente e sexta-feira de maneira remota, e na semana seguinte de terça a sexta-feira, sendo a segunda-feira de modo remoto.

As escolas particulares estão ministrando as aulas de forma simultânea presencialmente e de forma on-line.
Quanto ao transporte público escolar está funcionando normalmente, com os devidos cuidados e sanitizados todos os dias.

Vacinação dos servidores da educação

Uma dúvida que pairou sobre a população nos últimos dias foi sobre a vacinação dos professores, já que em Serra do Salitre iniciaram esta etapa. No entanto, o secretário de saúde explicou que a diferença de habitantes é muito grande e as doses recebidas não daria para vacinar os profissionais, pois, estão seguindo o Plano Nacional de Imunização.

De acordo com Luiz Eduardo Salomão, Patrocínio está na 14ª fase de pessoas com comorbidades. A 15ª se trata de pessoas com deficiências permanentes, 16ª pessoas em situação de rua, 17ª funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade e na 18ª os profissionais da educação.

Foto: Marcelo Houston

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Informações: Coletiva de Imprensa com o secretário de educação, Rodrigo de Oliveira e secretário de saúde, Luiz Eduardo Salomão