Notícias

Segundo presidente, grupo detentor de área desmatada próxima ao Viva a Vida tem autorização da SUPRAM
31/05/2017 às 09:55
Um incêndio em uma área que foi desmatada para que possa ser feito um novo empreendimento imobiliário em Patrocínio chamou a atenção de moradores, pais de crianças e profissionais da educação de uma creche no bairro São Vicente. No local, várias árvores foram arrancadas e o fogo teria sido provocado nesse local, o que acabou gerando diversas ligações para o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros que debelou o incêndio, com apoio de um caminhão pipa do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio – DAEPA. O combate, contudo, provocou muita fumaça e fuligem, o que provocou muitas reclamações.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA, Antônio Geraldo de Oliveira, a área desmatada teve a autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, através da Superintendência Regional de Meio Ambiente – SUPRAM, para que o serviço fosse feito e o órgão municipal não poderia interferir nesse licenciamento, uma vez que à época Patrocínio não havia ainda aderido a deliberação normativa do COPAM 213/2017, que o autoriza a conceder licenças ambientais com potencial poluidor de 0 a 4.
Antônio Geraldo destacou que o licenciamento pela SUPRAM foi feito ano passado e explicou que se esse licenciamento fosse pedido agora, a partir de 11 de maio, haveria todo um procedimento dentro do Município, através do CODEMA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ele afirmou que apesar do grupo deter a licença, haverá a fiscalização para que não fuja das normas inseridas no documento. Antônio também lembra que licenciamentos concedidos pelo Estado, não há como ser feito qualquer tipo de intervenção, a não ser o monitoramento e fazer com que seja cumprido o que está dentro do processo autorizativo dado pela SUPRAM.
Redação Grupo Difusora com Renato Oliveira