Notícias

Thiago Lima, neurocirurgião.

Sem uso de anestesia geral, paciente passa por cirurgia na cabeça no Med Center

18/05/2020 às 17:29

O Hospital Med Center foi palco de um método cirúrgico inovador em Patrocínio. No último domingo (17), ocorreu a primeira neurocirurgia com o paciente acordado, sem sedagem profunda, no município do Alto Paranaíba. A “awake craniotomy” (craniotomia acordada, em tradução literal) foi coordenada por sete médicos, além da equipe de enfermeiros da unidade hospitalar.

O paciente submetido ao procedimento passou por uma ressecção (remoção) de um tumor cerebral, por apresentar lesão que afetava a fala/linguagem.

De acordo com o neurocirurgião Thiago Lima, o único método seguro para o tipo de problema apresentado era testando o enfermo em tempo real, ou seja, durante a cirurgia, para reduzir as chances de um déficit.

“O paciente não sente dor, o couro cabeludo é todo anestesiado, as drogas pra controle de dor são feitas. Então, o paciente permanece sem dor enquanto fazemos os testes com um neurologista e um neuropsicólogo”, contou.

Para Thiago, a operação teve resultado positivo, proporcionado pela preparação e trabalho de orientação feita pelos profissionais antes da cirurgia, e também pela colaboração efetiva do paciente.

Segundo o neurocirurgião, esse tipo de cirurgia, antes vista somente em grandes centros, hoje pode ser realizada em municípios menores, desde que haja aparato tecnológico e capacitação dos envolvidos. “Nós temos aqui a mesma qualidade das cirurgias que eu realizava em Belo Horizonte, mesma estrutura e mesmos equipamentos”, declarou Thiago.

Texto: Fernando Cássio/Difusora 95