Notícias

Foto: Reprodução

Semana da Luta Antimanicomial ocorre de 12 a 17 de maio

13/05/2025 às 10:48

A Semana da Luta Antimanicomial, que ocorre de 12 a 17 de maio, tem como objetivo destacar a mudança na abordagem do tratamento de pessoas com transtornos mentais, promovendo a inclusão social e a desconstrução do modelo antigo de internação em manicômios.

Luciana Rocha, secretária de Saúde em Patrocínio, citou durante entrevista a reportagem da Difusora 95, Diogo Barbedo, que foi organizado diversas atividades, principalmente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que incluem oficinas terapêuticas, como música e artesanato, e ações de convivência social para os pacientes.

Entre os eventos programados, destaca-se a venda de artesanatos e tapetes produzidos pelos pacientes, que ocorrerá nesta sexta-feira (17), em frente ao Banco do Brasil.

De acordo com a secretária, o evento visa não apenas o tratamento terapêutico, mas também a socialização e o fortalecimento da autoestima dos participantes, evidenciando a evolução da rede de atenção psicossocial.

A semana conta com palestras, um piquenique no Bosque da Matinha e um bazar de produtos feitos pelos pacientes, com o intuito de aproximar a comunidade e mostrar o trabalho realizado pelos usuários dos CAPS.

Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Diogo Barbedo / Difusora 95,3 FM

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<