Notícias

Full School backpack on wooden and nature background

Semana do Meio Ambiente destaca importância das aulas ao ar livre para a saúde física e emocional

06/06/2023 às 14:28

No dia 5 de junho, segunda-feira, foi celebrado o Dia Internacional do Meio Ambiente, marcando o início da Semana do Meio Ambiente. Nessa ocasião, destaca-se a relevância de atividades ao ar livre, como as aulas realizadas em contato com a natureza, para melhorar a saúde física e emocional das pessoas.

O termo “déficit de natureza” foi cunhado pelo jornalista Richard Louv, autor do livro “A Última Criança na Natureza”. Esse transtorno, que pode afetar tanto crianças quanto adultos, refere-se à ideia de passar menos tempo em contato com a natureza. A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que as crianças tenham pelo menos uma hora diária ao ar livre.

Pesquisas mostram que o déficit de natureza pode causar uma série de problemas, desde obesidade até ansiedade. Para discutir esse assunto importante, a reportagem da Difusora 95 FM conversou com Nanine Mesquita, pedagoga da educação infantil do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos Colégios do Grupo Positivo.

Durante a entrevista, Nanine destacou a importância de estimular a compreensão do tema de forma global, por meio de ações pequenas, porém significativas, realizadas pelas crianças. A proposta é reconectar as crianças à natureza, para que se tornem cidadãos responsáveis, mais engajados com a sustentabilidade e capazes de colocar em prática conhecimentos ecológicos no dia a dia.

Segundo Nanine, essa abordagem é uma extensão da educação ambiental, com foco no comportamento humano. A ideia é fazer com que todos compreendam, principalmente as crianças, que fazemos parte da natureza e que é essencial estabelecer um contato direto com os elementos naturais.

Brincar na natureza traz benefícios que favorecem o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, estimulando a criatividade, a imaginação e a descoberta. Além disso, auxilia no fortalecimento da imunidade e contribui para a saúde física e mental. Esse contato com a natureza também apoia a memória, auxilia na atenção e no aprendizado das diferentes linguagens.

Nanine ressalta que são tantos os benefícios que o contato com a natureza traz para a regulação emocional das crianças, que é fundamental mobilizar-se em prol desse envolvimento. Ela destaca a importância de trazer essa bandeira para todas as esferas da sociedade, desde a cidade até as famílias, para que as pessoas estejam mais conscientes e ativas, saindo do confinamento das paredes e estabelecendo uma relação mais profunda, consciente e benéfica com a natureza, pois somos parte dela.

Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95