Notícias

Serra do Salitre tem o primeiro caso de coronavírus, e entre outros suspeitos, uma criança está internada

29/03/2020 às 14:51

O Município de Serra do Salitre teve oficializado no final da manhã deste domingo dia 29 de março, o primeiro caso de Covid-19. O boletim epidemiológico expedido pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais – SES/MG confirmou o caso que juntamente a um de Patrocínio e outro de Guimarânia, somam três no total em toda a região do Alto Paranaíba, comprovados com o coronavírus. Serra do Salitre além deste caso confirmado, ainda está monitorando outras nove pessoas entre elas uma criança de três que se encontra internada, e todos com sintomas suspeitos da doença.

A reportagem da Difusora95 conversou no início da tarde deste domingo, com Andréia Fernandes da Silva Borges, secretária de Saúde de Serra do Salitre, e ela confirmou que além do caso comprovado pela SES/MG, a Prefeitura de Serra do Salitre já monitorava outras oito pessoas suspeitas de Covid-19. De acordo com Andréia todas as pessoas estão fora da faixa etária considerada de risco, ou seja, não são idosas. A secretária informou que todos os nove casos tiveram material coletado para o exame e até momento somente esse, de uma mulher de 21 anos, foi confirmado, os demais ainda aguardam os seus resultados.

Questionada se a mulher diagnosticada com Covid-19 em Serra do Salitre havia viajado para fora do país, à secretária informou que ela havia tido contato com a mulher de Patrocínio que já há algumas semanas, recebeu o diagnostico da doença. Andréia explicou que esse contato ocorreu antes mesmo da mulher de Patrocínio receber a confirmação da doença e ir para o isolamento. “Essa mulher aqui de Serra do Salitre, ela teve alguns sintomas, mas está bem e tanto ela quanto seus familiares já vão receber alta da quarentena na próxima terça-feira dia 31” enfatizou.

“Nós realizamos a coleta do material destes pacientes que apresentaram sintomas para o exame, e todos incluindo o caso confirmando, já estão há dias aguardando e em isolamento, e recebendo acompanhamento domiciliar pela Secretaria de Saúde aqui de Serra, ou seja, nenhum apresentou complicação que necessitasse de internação até o momento” explicou a secretária.

A Secretária disse ainda na entrevista a Difusora95 que na última sexta-feira dia 27, a Prefeitura através de sua Secretaria foi notificada de que uma criança de três anos foi diagnosticada em uma unidade de saúde em Patrocínio com sintomas de coronavírus e que essa naquela oportunidade, foi encaminhada para tratamentos em Uberlândia, onde até esse domingo permanecia internada, porém com um quadro satisfatório de saúde.

Andreia Fernandes informou ainda que além das medidas do prefeito de Serra do Salitre de fechamento do comércio local, incluindo os hotéis, a sua pasta possui uma equipe muito boa e ativa na Secretaria que juntamente ao Executivo, estão monitorando de perto a situação junto à população serralitrense com visitas orientativas as famílias nas residências e até com contatos por via telefone.

José Antonio/Grupo Difusora