Notícias

Foto: Reprodução

SESTRAN realiza mudança nas placas de estacionamento prioritário nas ruas e avenidas de Patrocínio

28/04/2023 às 16:40

No Brasil, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito a vagas especiais em estacionamentos em qualquer lugar do país, considerando-os pessoas com deficiência para todos os efeitos legais, assegurando direitos como vagas prioritárias que visam facilitar o ir e vir de pessoas com TEA.

Para utilizar essas vagas, é necessário possuir uma credencial para estacionamentos para pessoas com necessidades especiais. Em Patrocínio, a sinalização de estacionamentos para pessoas com necessidades especiais está sendo atualizada com o símbolo universal do autismo, que é um laço com estampa de quebra-cabeças.

O repórter Nilton César  da Difusora 95, questionou o Dr. Danilo Pereira de Paula sobre o procedimento para identificar as placas com o símbolo do autismo, e ele afirmou que todas as placas de sinalização de estacionamento preferencial já irão constar o símbolo do autista. A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte está realizando constantemente melhorias nas faixas e pinturas nas faixas elevadas na cidade de Patrocínio ao longo desses últimos dias.

Além da sinalização, a Secretaria está emitindo cartões de estacionamento, que são as credenciais reservadas para vagas especiais. Cada cidadão patrocinense que preencher os requisitos e possuir o espectro autista, basta se dirigir à Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, munido de documentos pessoais e também uma declaração ou relatório médico que comprove o espectro autista.

Sobre o comportamento dos motoristas e pedestres em relação às faixas e passagens elevadas, o Dr. Danilo Pereira de Paula afirmou que a Secretaria pretende fazer campanhas relacionadas a essa situação ao longo do ano de 2023, para conscientizar tanto os motoristas quanto os pedestres sobre a importância de respeitar as sinalizações e a preferência do pedestre na travessia das faixas elevadas.

Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora 
Reportagem: Nilton César / Difusora 95

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<