Notícias

Setembro Amarelo: ações de prevenção ao suicídio devem continuar
26/09/2022 às 16:03
A campanha do Setembro Amarelo, dedicada a prevenção e conscientização do suicídio, já existe desde 2015. Neste ano o tema da campanha foi “A vida é a melhor escolha”.
Mesmo com o fim do mês se aproximando, é dever e obrigação de todos continuarem com as ações de conscientização e prevenção ao suicídio, a fim de reduzir os estigmas e auxiliar as pessoas que estão passando por momentos difíceis, para que as mesmas busquem ajuda.
Em entrevista à Difusora 95, o presidente da Associação Médica de Patrocínio, Thiago Gasperin, afirmou que no Brasil, cerca de 14 mil pessoas cometem suicídio por ano, dando uma média de 38 casos por dia, sendo a 4ª maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos.
Thiago ressaltou que praticamente 100% dos casos de suicídio estão relacionados à doenças mentais, principalmente se não forem diagnosticadas ou tratadas corretamente.
“A vida sempre tem uma tendência a melhorar, tudo é passageiro, quando uma pessoa decide terminar com sua vida, seus pensamentos, sentimentos e ações, a tornam incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou sair do problema, essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe”, finalizou Thiago.
Onde buscar ajuda
-Unidades de Saúde Básica (UBS)
-Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
(34) 3839-1800
-Centro de Saúde do Unicerp
(34) 3517-3787
Centro de Valorização da Vida
188
Atendimentos em clínicas particulares.
Texto: Carolinne Souza/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar/ Difusora 95
Leia também:
Setembro Amarelo: psicóloga esclarece sobre depressão
