Notícias

Foto reprodução

Sou médica e garanto: “Se você dorme depois das 22h está perdendo a janela de ouro”

04/07/2025 às 16:46

O horário em que você dorme pode afetar não apenas a disposição, mas também questões hormonais.

Não é novidade que o sono é extremamente importante para o funcionamento do nosso corpo e para garantir energia e disposição ao longo do dia. Por mais que dormir cedo tenha muitos benefícios, muitas pessoas têm o hábito de dormir tarde e essa prática impacta muito além do que a sua disposição e humor no dia seguinte.

Segundo a médica Marianna Magri, o hábito de dormir depois das 22h pode afetar diversas funções importantes do nosso organismo. Em uma publicação em seu perfil no Instagram, a médica fala sobre a chamada “janela de ouro”, que impacta em questões hormonais e na desintoxicação do corpo. Entenda!

Por que devemos evitar dormir depois das 22h?

Com uma rotina corrida e o acúmulo de tarefas, dormir cedo se torna uma missão complicada para muitas pessoas, no entanto, o horário em que você vai descansar pode impactar a sua saúde. A Dra. Magri explica que a chamada “janela de ouro” corresponde ao período entre 21h e 23h da noite, momento em que o corpo inicia os processos de regeneração física e hormonal.

“Você está perdendo a principal fase para você descansar e o seu corpo ter uma regeneração até mesmo da parte hormonal”, afirma a médica. Além disso, ela também comenta sobre a função do fígado nesse momento, atuando na desintoxicação do corpo, filtrando toxinas e eliminando resíduos acumulados ao longo do dia.

Essa janela de tempo também tem uma ligação com o chamado ritmo circadiano do corpo, responsável por regular o sono através da liberação da melatonina. Esse ciclo também influencia no metabolismo, humor, apetite e muito mais.

O que a ciência diz sobre o horário de dormir?

Segundo pesquisadores, o horário ideal para dormir pode variar de pessoa para pessoa e existem diversos fatores que influenciam esse aspecto, como o estilo de vida, idade e as particularidades biológicas de cada indivíduo.

Porém, um estudo de Harvard, publicado na revista científica European Heart Journal-Digital Health, comprova que quando vamos dormir em horários não convencionais pode haver uma alteração no ritmo circadiano. A pesquisa mostrou que aqueles que iam dormir à meia-noite poderiam ter até 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, por exemplo.

Nesse sentido, especialistas recomendam criar uma rotina, onde você se deite e acorde no mesmo horário, incluindo os fins de semana e levando em consideração as suas atividades pessoais. Evitar o uso do celular e manter um ambiente propício para o descanso são algumas das maneiras de melhorar a qualidade do seu sono e criar um hábito.

Fonte: Tudo Gostoso