Notícias

Foto reprodução

Sou nutricionista e garanto: “Essa é a pior fruta para os diabéticos e que mais impacta o açúcar no sangue”

24/02/2025 às 17:11

Especialista revela que tipo de fruta deve ser evitada por quem sofre de diabetes.

Quem tem diabetes sabe que é essencial manter uma alimentação equilibrada e estar sempre atento ao índice glicêmico dos alimentos. Quando o assunto é alimentação saudável, as frutas são ótimas aliadas, no entanto, algumas podem elevar os níveis de açúcar no sangue e, por isso, devem ser consumidas com moderação.

A nutricionista Patrícia Leite revelou qual é a fruta que mais afeta o açúcar no sangue e que, por tanto, deve ser evitada pelos diabéticos. Além disso, ela compartilha dicas valiosas para incluir frutas na alimentação de forma segura, com combinações estratégicas para quem vive com essa doença. Confira!

Qual é a pior fruta para os diabéticos?

As frutas oferecem uma grande variedade de nutrientes e se forem consumidas na quantidade correta em uma alimentação equilibrada, elas podem até contribuir para controlar a diabetes. No entanto, existe um tipo de fruta que deve ser evitada por quem vive com essa doença: as frutas desidratadas.

Quando estão nesse estado, elas possuem uma quantidade pequena de água e um índice glicêmico muito alto, o que pode ser muito perigoso, especialmente se consumidas em grandes quantidades, algo que pode acontecer facilmente, pois as frutas desidratadas ou secas são pequenas e muito adocicadas.

A nutricionista alerta que muitas pessoas tem o hábito de colocar um punhado de frutas como uva-passas ou damasco como acompanhamento em uma refeição e, sem perceber, essa prática pode estar contribuindo para um pico de açúcar no sangue. Além disso, a especialista também relembra que cada unidade de fruta desidratada equivale a uma porção de fruta. Este é o perigo, a versão seca é mais fácil de perder o controle na hora de consumir.

Essa é uma dúvida que pode surgir, mas isso não é verdade. Embora não haja alimentos totalmente proibidos para pessoas com diabetes, algumas frutas devem ser consumidas com moderação devido ao seu alto índice glicêmico e, se possível, evitadas. Não é necessário cortar as frutas por completo da sua alimentação, basta ter um consumo equilibrado e combinado com alimentos que sejam fonte de fibras, proteínas e gorduras boas.

Prefira frutas com maior quantidade de água e fibras e menor concentração de carboidratos, algumas das melhores frutas para quem vive com a diabetes são maçã, pera, frutas vermelhas, abacate e goiaba, por exemplo. Além disso, lembre-se de fazer um acompanhamento com um profissional de saúde e consultá-lo sempre que quiser fazer uma alteração no cardápio.

Fonte: Tudo Gostoso