Notícias

Foto: Reprodução
Técnico de segurança do trabalho da Cemig alerta sobre risco de acidentes com a rede elétrica na área rural
24/05/2021 às 11:59
Agricultores e trabalhadores rurais devem se atentar aos riscos de acidentes com a rede elétrica. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), 22 agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida nos três primeiros meses de 2021.
Durante entrevista à Difusora 95 FM, o técnico de segurança do trabalho da Cemig, Marcos Alcides Pereira, deixou um alerta aos produtores rurais, operadores de equipamentos e fazendeiros sobre os riscos de manuseios de máquinas agrícolas próximas as redes de energia elétrica.
O técnico de segurança do trabalho ainda ressaltou outros riscos, “evite podas de árvores enroscadas próximas a fios energizados bem como a instalação de poços no interior de propriedades sem as medidas de segurança”.
A dica que Marcos Alcides Pereira deixa para os trabalhadores rurais, em especial para os operadores de máquinas agrícolas, é fazer o mapeamento do local e respeitar uma distância mínima de um metro e meio em relação às estruturas das redes de distribuição da Companhia de Energia ou de seus cabos de aço de sustentação.
Dentre outras recomendações passadas pelo técnico de segurança do trabalho da Cemig, ele destacou. “Quando for necessário transportar as máquinas sobre caminhões apropriados deve-se observar a altura de todo o conjunto, de forma que a altura, somada dos dois veículos, não os aproxime da fiação elétrica e atravesse sobre vias públicas e rurais ou das redes de telecomunicações que são um pouco mais baixas”.
Além disso, Marcos, disse para evitar transitar com trator e outros veículos próximos aos cabos de aço que sustentam os postes, pois, quando estes cabos arrebentam o poste pode ceder ou cair. “Por fim, é importante que a manutenção das instalações elétricas da sociedade seja feita sempre por profissional capacitado”.
Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Erasmo Cláudio/ Difusora 95