Notícias

Foto reprodução

Tomar suplemento de vitamina C combate a gripe? Médico explica

09/08/2023 às 17:23

Marcelo Neubauer, infectologista e acupunturista , diz que as pessoas associam as gripes e resfriados ao frio porque acham que, ao esfriar, o corpo fica mais predisposto a gripar, mas na verdade não é o que acontece. “O frio diminui a imunidade, mas não é a causa do aumento de gripes e resfriados. O grande problema do inverno não é o frio, mas o confinamento. As pessoas fecham tudo e o vírus, que é altamente contagioso, passa a ter um ambiente propício para se proliferar”, explica.

O médico conta que, durante um surto de H1N1, os proprietários da escola em que a filha dele, à época com menos de 5 anos, estudava, perguntaram sobre que medidas tomar para proteger as crianças.

“Minha primeira recomendação foi abram as janelas, deixe um espaço ventilado, deixe as crianças [bem agasalhadas] brincando lá fora e evite deixá-las em ambientes fechados. Eles seguiram a orientação e, de fato, não houve nenhum caso de doença viral na escola”, lembra.

Suplementos efervescentes de vitamina C vendidos em farmácias prometem um boom na imunidade, principalmente para combater a gripe. Eles funcionam ou é melhor comer uma laranja ou tomar um suco de limão natural, por exemplo? O melhor é a vitamina de origem alimentar, avalia o médico.

Um suplemento de vitamina C pode conter 500 mg ou 1.000 mg, mas qualquer quantidade ingerida acima de 46 mg por dia vai embora na urina. O especialista afirma que prescreve o suplemento de vitamina C em situações específicas, para mulheres que têm infecção urinária de repetição, por exemplo. Segundo ele, a substância acidifica a urina e diminui a ocorrência de infecções de repetição.

3 dicas pra dar um up no sistema imunológico:

  1. Tenha uma alimentação balanceada.
  2. Durma bem, pelo menos oito horas por noite.
  3. Pratique atividade física regularmente.

Fonte: Conexão Viva Bem

>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<