Notícias

Foto: Reprodução.
Trabalhador temporário rural não perderá Bolsa Família no caso de registro em carteira
21/06/2023 às 11:42
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), é um instrumento para qualificar e identificar o público beneficiário da política nacional do CAF, a lei 11326/2006, bem como a unidade familiar de produção agrária os empreendimentos familiares rurais e as formas associativas da agricultura familiar, cooperativas, agropecuárias e associações rurais.
A inscrição no CAF é requisito básico para a obtenção de acesso a diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.
Vale ressaltar que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio está auxiliando os produtores rurais no preenchimento do CAF.
Em conversa com a Difusora 95 FM, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, Joel de Carvalho, explicou que a partir da mudança, o DAP deixa de existir e surge o novo CAF que é o Cadastro do Agricultor Familiar, entrando em atividade sendo muito limitado, com pessoas qualificadas para fazer a efetivação desse cadastro da agricultura familiar.
Aqui em Patrocínio são apenas duas entidades cadastradas que possuem autorização para fazer o CAF; a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio.
Esse cadastro é feito de forma gratuíta, tanto para sócio ou não sócio é uma obrigação do Sindicato fazer o CAF, esse trabalho é para ajudar nesse período complexo do início de colheita, onde muitos agricultores precisam do seu custeio, posteriormente fazer investimentos na lavoura.
Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César | Difusora 95
