Notícias

Foto: Reprodução

Tribunal Supremo Eleitoral suspende identificação biométrica nas eleições municipais 2020

20/07/2020 às 16:35

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) decidiu não utilizar a identificação biométrica nas eleições 2020, atendendo a uma solicitação de infectologistas, devido à pandemia causada pela Covid-19.

O chefe do cartório eleitoral da Comarca de Patrocínio, João Batista dos Reis, explicou, à reportagem da Difusora 95 que esta recomendação foi apresentada pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais e pretende estabelecer um protocolo de segurança que deverá ser replicado em todas as sessões eleitorais do Brasil.

“Para decidir excluir a biometria, médicos e técnicos consideraram dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor da urna eletrônica não pode ser higienizado com freqüência e aumenta aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações”, complementou João Batista.

Segundo o chefe do cartório, 64.145 eleitores da cidade de Patrocínio foram convocados a realizar o cadastramento biométrico. Deste total, 53.188 realizaram o procedimento (correspondente a 83%), enquanto 10.957 não efetuaram o cadastro (correspondente a 17%).

Com estas últimas mudanças, mesmo quem não realizou o cadastro biométrico poderá votar normalmente durante as eleições municipais 2020. O cancelamento desses títulos será processado logo após as eleições.

Esta recomendação foi apresentada na última terça-feira (14) e acatada pelo presidente do TSE, o ministro Luiz Roberto Barroso. Esta questão deverá ser incluída nas resoluções das eleições 2020 e levada a referendo do plenário do TSE após recesso do judiciário.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95