Notícias

Reprodução

TSE informa mudanças que serão aplicadas nas eleições municipais 2020

17/09/2020 às 11:07

Devido à pandemia da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou algumas mudanças que serão aplicadas nas eleições municipais 2020.

Conforme explicou o chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Patrocínio, João Batista dos Reis, o uso de máscara de proteção será obrigatório. Pessoas com o rosto descoberto serão impedidas de votar.

“O ministro Luiz Roberto Barroso disse que será feita uma distinção entre o local de votação e a seção eleitoral. O local de votação é tipicamente a escola, mas dentro da escola temos diferentes seções, portanto é na entrada do local de votação que será conferida a presença da máscara, se estiver sem máscara não pode entrar”, afirmou João Batista.

Além do uso da máscara, também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois da utilização da urna para votação. O equipamento eletrônico não será limpo a cada votação e por isso cabe ao eleitor se atentar a sua proteção.

O tribunal recomendou ainda que cada eleitor leve sua própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e com isso reduzir o risco de contágio. Para quem esquecer haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

Segundo o TSE, as regras valerão para todo o país no primeiro e segundo turno, marcados para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente. Os locais de votação ficarão abertos das 07h00 às 17h00, sendo as três primeiras horas preferenciais para pessoas com mais de 60 anos.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Erasmo Cláudio/ Difusora 95