Notícias

Reprodução
Urologista indica urinar pelo menos 2,4 litros diariamente para evitar disfunções
28/01/2021 às 13:25
Nos períodos mais quentes do ano, como durante o verão, a perda de líquidos pelo suor e pela respiração não é reposta devidamente, o que gera a diminuição da produção de urina e, consequentemente, propicia distúrbios no trato urinário.
O médico urologista Rodrigo Lolli explicou que essa perda de líquidos pode causar desidratação e é preciso fazer a reposição a partir da alimentação ou pela ingestão de água.
Segundo o urologista, o ideal é urinar pelo menos 2,4L diariamente. Então, para manter essa quantidade no verão, é necessário intensificar o consumo de líquidos.
“A gente bebendo muito pouco, os nossos rins vão sempre trabalhar com uma carga de trabalho muito excessiva, porque, o que mais sobrecarrega os nossos rins é a função dele de ter que concentrar a urina”.
Com um pequeno volume urinário, um dos mecanismos de defesa do corpo, que é o fluxo, é prejudicado, já que perde força para expelir as bactérias, conforme o médico destacou.
“Se a gente urina pouco, a gente está gerando um ambiente propício para que as bactérias consigam ficar mais tempo dentro da bexiga e, eventualmente, causar uma infecção urinária, por exemplo, ou a gente vai ter o aumento de incidência de cálculos renais por causa dessa urina mais concentrada”.
Texto: Maria Clara Alves/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
