Notícias

Vacina contra HPV
14/04/2016 às 15:43
O Ministério da Saúde lançou no ultimo dia 30 de março, uma campanha publicitária para conscientiza pais e adolescentes sobre a importância da vacinação do HPV. A imunização é oferecida de modo permanente na rede pública para meninas de 9 à 13 anos, e não tem mais campanhas isoladas ao longo do ano.
Em entrevista a Rádio Difusora, a coordenadora do setor de imunização, Flávia Cristina Silva Bertolazzi, explicou a vacina do HPV foi introduzida no ano de 2014, para meninas de 9 à 13 anos de idade e foi introduzida no calendário de rotina para meninas adolescentes. Durante fase de implantação da vacina, foi feito campanhas em escolas e fazendo a vacinação das meninas, segundo Flávia, a partir de agora, os pais juntamente com suas filhas deveram procurar a rede pública de saúde para estar fazendo a vacinação.
O esquema atual de vacinação é composto por duas doses, com intervalo de 6 meses entre cada dose. Para ter acesso a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação e um documento com foto da adolescente, para comprovação de idade. Mulheres com HIV de até 26 anos também podem estar procurando o posto de saúde para receber a vacina de forma gratuita.
Daniel Sallo