Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Vacinação contra aftosa em Patrocínio chega a casa de 98%

20/06/2017 às 09:50

Das pouco mais de 131 mil cabeças de gado existentes em Patrocínio e que deveriam ser vacinadas durante a campanha de maio contra a aftosa, até esta segunda-feira (19), o número declarado pelos produtores foi de 128.756 animais, o que representa 98% do rebanho. O prazo para vacinar sem multa terminou em 31 de maio e o prazo para declarar na segunda-feira dia 10. Os produtores que possuem gado sem ter sido vacinado estão sujeitos a pagamento de multas nos valores R$ 81,29 por não vacinar dentro do prazo e R$ 16,26 por não ter declarado.

Nas demais cidades que fazem parte do escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, os percentuais apresentados foram: Cruzeiro da Fortaleza (99,92%), Serra do Salitre (95%) e Guimarânia (98%).

De acordo com a médica veterinária do IMA, Rosana Cunha Mendes, não descarta a possibilidade de o número de animais não declarados ter sido pelo fato do produtor não ter informado a venda dos animais sem guia, ou mesmo ter feito o cadastro no IMA e declarado, mesmo não tendo gado. Com isso o produtor fica inadimplente com o órgão e por isso existe a necessidade de estar atualizando o cadastro junto ao escritório do Instituto com número real de animais que ele possui na fazenda.

Renato Oliveira