Notícias

Vacinação contra aftosa segue até o final do mês
16/05/2016 às 09:52
Desde o dia 1º de maio, está sendo realizada a primeira etapa da campanha da vacinação contra a febre aftosa, onde bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados. Os produtores que já vacinaram seus rebanhos devem procurar o Escritório Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, para fazer a comprovação, ou mesmo pelo site do órgão estadual: www.ima.mg.gov.br.
Minas Gerais, está completando 20 anos sem registros de febre aftosa e isso tem grande representatividade para o Estado, na exportação de carne para outros países.
A vacina é obrigatória, e todo produtor deve adquirir as doses para aplicar nos animais. Quem não vacinar, está sujeito a pagar R$ 75,27 por cabeça de bovino não imunizado e para aquele que vacinou, mas não comprou a vacinação dentro do prazo limite que vai até o dia 10 de junho terá que pagar multa de R$ 15,05 por animal.
Rosana Cunha Mendes, médica veterinária e coordenadora do escritório seccional do IMA em Patrocínio, lembrou que muitos produtores já procuraram para fazer o acerto da vacina, mas pede para que todos façam essa comprovação, uma vez que o objetivo é alcançar 100% do rebanho e caso isso não ocorra, que chegue em próximo. Ela também pede que os produtores declarem mortes de animais ou inexistência, caso ele tenha feito a comercialização de bovinos.
Renato Oliveira