Notícias

Foto: Cristiane Andrade

Vacinação de nova faixa etária de pessoas com comorbidades, inicia hoje, em Patrocínio

12/05/2021 às 14:19

Teve início nesta quarta-feira (12), nova etapa de vacinação contra COVID-19, em Patrocínio. Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinadas pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos. As doses serão aplicadas na Policlínica Municipal.

Neste primeiro dia, serão contempladas com a primeira dose da vacina, portadores de comorbidades, que tenham 59 anos. Na quinta-feira (13), pessoas com 58 e 57 anos serão vacinadas, e na sexta-feira (14), é a vez daqueles com 56 e 55 anos.

O secretário municipal de saúde, Luiz Eduardo Salomão, explicou em entrevista à Difusora 95 FM que “todas as pessoas público alvo desta fase de imunização contra COVID têm que ter o laudo médico que comprova a sua comorbidade […] Lembrando que não são todos os pacientes diabéticos, não são todos os pacientes hipertensos que vão receber agora, tem um critério, tem uma análise, que já vem destinada no Ministério da Saúde para nós podermos fazer aqui em Patrocínio, não só aqui, mas no país como um todo, para inclui-los nessa faixa etária agora da ação de imunização.”

Por isso, é importante que as pessoas que se encaixam no perfil dessa etapa, ou seja, que tenham entre 18 e 59 anos e tenham alguma comorbidade, procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o cadastro e solicitar o laudo.

“Mesmo que os acompanhamentos sejam feitos no particular, por médicos do particular e não do SUS, nós solicitamos à população que nos procure, pra gente poder fornecer esse laudo, amparado por exames e comprovação que realmente o paciente faz acompanhamento e está inserido nas comorbidades.”

A Secretaria de Saúde não tem um levantamento exato de quantas pessoas serão imunizadas nessa etapa, por causa dos pacientes que utilizam plano particular. Em relação a quantidade de doses recebidas, Luiz Eduardo Salomão afirmou “Não sabemos ainda a quantidade, temos a expectativa de mais de 1700 doses, porque já começamos a receber a D2, a segunda dose daquele público alvo que foi imunizado com a primeira, a três meses atrás.”

Texto: Thais Busqueiro/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95