Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Vazio sanitário do algodão entra em vigor em Minas Gerais

06/10/2025 às 11:00

Teve início em 20 de setembro e segue até 20 de novembro o vazio sanitário do algodão em Minas Gerais, com período estendido até 30 de dezembro para áreas irrigadas abaixo de 600 metros de altitude.

O fiscal agropecuário Geraldo Borges, do escritório do IMA em Patrocínio, explicou que a medida tem como objetivo interromper o ciclo do bicudo-do-algodoeiro, praga que pode comprometer até 40% da produção. A ação visa proteger as lavouras da próxima safra e garantir a sustentabilidade da cultura no estado.

Durante esse período, os produtores são obrigados a eliminar todas as plantas vivas de algodão nas propriedades e a destruição da soqueira é fundamental para evitar a sobrevivência do inseto.

O não cumprimento das exigências pode resultar em multas e sanções penais, conforme previsto em lei. Geraldo também comentou o encerramento do vazio sanitário da soja, em 30 de setembro, afirmando que os produtores da região demonstraram consciência e responsabilidade. A medida visa conter a ferrugem asiática, doença que pode reduzir em até 50% a produtividade das lavouras.

Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<