Notícias

Foto: Johnny Pires

Vereador é contra convocação de servidores do DAEPA que foi aprovada pela Câmara Municipal

18/05/2023 às 15:55

Na última terça-feira (16), durante a realização da 14ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, o presidente da casa, Leandro Caixeta, colocou em votação a solicitação de convocação de dois servidores do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA), Luciano Neves e o biólogo Peter Frey. A convocação foi aprovada pela maioria dos parlamentares, com 12 votos a favor e apenas um contrário, do vereador Thiago Malagoli.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o vereador Thiago Malagoli destacou que não há justificativa para essa solicitação e que a taxa de 75% é abusiva, já que, de acordo com o mesmo a água não é totalmente tratada e nem mesmo o esgoto.

O vereador mencionou ainda uma votação anterior, na qual ele foi contrário à criação de 33 cargos na Câmara Municipal, com um impacto financeiro superior a 3 milhões de reais.

“O impacto financeiro da taxa de esgoto dá no valor de R$ 1,5 milhão anual dividido para 33 mil casas então se a Câmara não subsidiou 33 mil casas e está subsidiando 33 cargos apadrinhados, para poder colocar apadrinhamento dentro da prefeitura, que não passou no concurso público, eu acho isso uma imoralidade, uma irresponsabilidade”, enfatizou Thiago Malagoli.

O parlamentar ressaltou que o DAEPA tem uma longa história de propaganda sobre a resolução dos problemas de água, mas, na prática, a cidade enfrenta problemas tanto em períodos de seca quanto de chuva. Ele apoia a atitude do presidente da Câmara, Leandro Caixeta, em revogar a lei caso o DAEPA não consiga solucionar essas questões. Thiago Malagoli espera que Leando cumpra sua promessa de revogar a taxa de esgoto, para que a sociedade volte a pagar apenas 50% desse valor.

Outro assunto discutido durante a reunião foi o projeto da vereadora Francisca Carneiro, Chiquita, sobre a certidão negativa do CNT. O projeto foi reprovado pelos vereadores, e Malagoli expressou sua frustração com essa derrota. Ele acredita que a Câmara Municipal está seguindo na contramão do progresso e defende a desburocratização e facilitação da vida dos contadores, empresários e da sociedade como um todo.

Thiago Malagoli ainda reforçou sua posição favorável ao projeto da vereadora e destacou a importância de transferir as reuniões da Câmara para o período noturno, a fim de permitir que a população acompanhe os debates e evite as “aberrações” que ocorrem atualmente pela manhã.

Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95