Notícias

Vereador pretende instituir no Município feriado da Consciência Negra

01/04/2017 às 10:28

Instituído por Lei Federal em 2011, o dia 20 de novembro em todo o Brasil, marca o Dia Nacional da Consciência Negra. A data em várias cidades pelo país, conta com decretos municipais regulamentando o dia como sendo um feriado. Na oportunidade, várias ações são realizadas visando mostrar a sociedade as dificuldades encontradas pelos negros no passado, e em alguns casos até na atualidade.

Em Patrocínio ao contrário de vários municípios da região não há o reconhecimento de feriado na data. Visando mudar a situação o vereador e professor, Alexandre Vitor Castro por meio de um projeto de lei que foi apresentado na 5ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, na sessão de encaminhamento de matérias as Comissões, pretende instituir no município o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra.

Em entrevista a reportagem da Difusora o vereador ressaltou que a data não será um simples feriado para que as pessoas fiquem em casa descansando. “Nós precisamos de ações afirmativas e efetivas que valorizem, porque há muito tempo esse nosso povo não foi tratado com o devido respeito e em muitas vezes não foi tratado nem como gente, precisamos buscar a cada dia essa teoria do respeito, inclusive o religioso”.

O projeto até então foi somente apresentado e deve voltar nas próximas reuniões da Casa de Leis do Município para apreciação dos demais vereadores e caso venha ser aprovado seguirá para a sanção ou não do prefeito.

Daniel Sallo