Notícias

Foto: Johnny Pires

Vereador questiona investimentos e cobra esclarecimentos do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio

31/05/2023 às 14:53

No plenário da Câmara Municipal de Patrocínio (30) ocorreu a 10ª reunião ordinária da casa de leis. Durante o encontro, diversos projetos foram apresentados, discutidos e votados pelos parlamentares.

O destaque do grande expediente ficou por conta da presença dos profissionais do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA): o biólogo Peter e o diretor administrativo Luciano Vinicius Neves. Durante a reunião, eles apresentaram as benfeitorias realizadas pela autarquia nos últimos meses.

Em entrevista à reportagem da Difusora 95 FM, o presidente da Câmara Municipal, Leandro Caixeta, destacou que a pauta foi tranquila, com projetos em primeira e segunda votação, além de um requerimento.

Leandro convocou os representantes do DAEPA para esclarecer dúvidas sobre os investimentos e o planejamento da autarquia. Essa convocação ocorreu após a aprovação de uma taxa de 75% sobre o esgoto do município, da qual Caixeta havia se posicionado favoravelmente, mas condicionando sua aprovação à apresentação de um planejamento consistente.

O vereador destacou que o primeiro pagamento após o reajuste da taxa de esgoto está sendo realizado agora. Ele convocou novamente os representantes do DAEPA para prestarem contas após três meses, cobrando resultados concretos para os habitantes de Patrocínio. Leandro Caixeta enfatizou que, caso não haja início das obras nesse prazo, será necessário tomar outra decisão, inclusive analisando a possibilidade de revogar a lei que instituiu a taxa.

No entanto, o vereador mencionou que a revogação da lei não é cogitada no momento, uma vez que não houve arrecadação de recursos para a autarquia até o momento. Ele ressaltou que foram apresentados alguns planejamentos pelo DAEPA, mas agora é necessário que sejam executados.

O presidente da Câmara Municipal de Patrocínio também mencionou a possibilidade de unir forças com os demais parlamentares para buscar recursos que possam auxiliar a autarquia, especialmente na melhoria da barragem e da infraestrutura elétrica na estação de captação de água.

Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95