Notícias

Vigilância Epidemiológica confirma casos de Zika Vírus e afirma apenas uma morte por H1N1

09/05/2016 às 10:09

Na sexta-feira (06), o setor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde divulgou um novo boletim sobre as doenças provocadas pelos vírus H1N1 e transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em Patrocínio. Segundo o informativo que repassa dados oficiais, o número de notificações de Dengue tem diminuído, mas o município ainda é considerado com situação de transmissão alta, quando até a última semana foram confirmados 1.560 casos de Dengue e apenas um óbito provocado pela doença.

Na região foram registradas e confirmadas outras sete mortes, sendo duas em Monte Carmelo, duas em Araxá e três em Uberaba.

De acordo com o boletim, um caso de Febre Chicungunya foi notificado em Patrocínio e o paciente realizou exames e aguarda a divulgação do resultado para confirmar ou não o caso e caso seja positivo será o primeiro no município. Outro caso de paciente de Patrocínio que foi notificado, ocorreu em Limeira, no Estado de São Paulo, mas o caso foi descartado.

O que chamou a atenção foi a confirmação clínica de três casos de Zika Vírus em Patrocínio. Ao todo foram nove notificações, sendo que destas duas foram descartadas e outras quatro seguem em investigação. Duas gestantes apresentaram sintomas semelhantes aos provocados pelo Zika, porém exames confirmaram Dengue e mesmo assim seguem em monitoramento com atendimento diferenciado.

Ainda segundo o boletim, apenas um caso de morte provocada pelo vírus H1N1 foi confirmado no município. Outro caso foi descartado por se tratar de infecção por Hantavirose, através de exame realizado no paciente. Outro óbito está em investigação e o resultado pode ser divulgado nesta segunda-feira. Nos demais óbitos notificados, em um total de cinco, não foram feitas coletas de material em vida nos pacientes para que fossem feitos os exames.

Renato Oliveira