Notícias

Foto: Reprodução

Visando a elaboração de estudo e projeto do sistema de esgotamento sanitário, ABHA abre edital de chamamento público

18/08/2022 às 14:46

Está aberto o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse por demanda induzida, para seleção de municípios nos Estados de Goiás e Minas Gerais, pertencentes à área de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, para a elaboração de Estudo de Concepção, Cadastro Técnico de Redes de Esgotamento Sanitário, Projeto Básico, Estudos Ambientais e Projeto Executivo de Sistemas de Esgotamento Sanitário.

A seleção dos municípios interessados será realizada em etapa única, com a apresentação da documentação que deverá ser encaminhada em meio digital para o e-mail: abha@agenciaabha.com.br até às 23h59min do dia 22 de setembro de 2022. Saiba mais no edital!

O secretário municipal de meio ambiente, Antônio Geraldo de Oliveira, explicou que esse é um projeto do comitê de bacias do Paranaíba Federal que foi aprovado no começo do ano para que pudesse aplicar uma parte do dinheiro da cobrança da calha do Paranaíba e foi definido para o PN1 e PN3 que são o Alto Paraíba e o Baixo Paranaíba para que pudessem fazer alguns projetos relacionados ao saneamento não só de tratamento de esgoto, mas também para questão de resíduos sólidos na bacia em geral.

De acordo com o secretário, os Comitês de Bacia estão divulgando para que os municípios apresentem seus projetos para que possam ter os recursos necessários e fazer o cadastro de rede e projetos de aterros sanitários de águas pluviais, esses projetos executivos são executados através da ABHA localizada no município de Araguari que é gestora dos recursos de cobrança.

Segundo Antônio, ABHA disponibilizou um funcionário especifico para que possa auxiliar os municípios a fazerem os projetos a ser apresentados.

Estamos na esperança para que os municípios possam apresentar esses projetos para que esses recursos não sobre no caixa da Associação, que os municípios tenham essa sensibilidade na questão de cuidar dos saneamentos e esperamos que fosse contemplada a maioria dos municípios.

Ainda de acordo com Antônio, em relação ao município de Patrocínio, foi passado para o DAEPA, para que possam estudar e viabilizar algum projeto nessa área e também na questão de tratamento de água que está incluído no saneamento.

Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora 
Reportagem: Nilton César / Difusora