Notícias

VLI promove 2ª edição do projeto Transportando Conhecimento em Patrocínio
02/06/2016 às 11:44
A Escola Estadual Professora Célia Lemos, localizada no bairro Boa Esperança, sediou a 2ª edição do projeto Transportando Conhecimento em Patrocínio. A iniciativa, desenvolvida pela VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), tem o objetivo de incentivar a democratização da leitura por meio de ações que busquem a difusão do conhecimento.
Na ultima terça-feira (31), cerca de 200 alunos e 20 professores da própria instituição e da Escola Estadual Mariana Tavares participaram de uma tarde com ações educativas e recreativas. A trupe de artistas “Maria Farinha” apresentou o espetáculo Trem de Histórias, um espetáculo musical com repertório popular encenado com o auxílio de objetos confeccionados em sucata e instrumentos de percussão. A peça reúne narrativas e canções inspiradas nos livros do baú literário, que foi doado pelo projeto Transportando Conhecimento para a biblioteca da escola.
Após as atividades, os professores participaram de um workshop sobre técnicas de contação de histórias e relacionamento interpessoal, onde métodos como movimento corporal, entonação de voz, adaptação e recriação de narrativas serão trabalhados a fim de despertar o interesse das crianças para a leitura.
Durante as atividades, também foram repassadas dicas relativas à segurança na linha férrea, como não andar ou brincar próximo à ferrovia, evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos, e não transpor passagens de nível sem observar as recomendações de segurança. Neste ano, escolas de outras sete cidades brasileiras também recebem o Transportando Conhecimento. São elas: Guará (SP), Imperatriz (TO), Palmeirante (TO), Barra Mansa (RJ), Pirapora (MG), Barra dos Coqueiros (SE) e Alagoinhas (BA).
José Antonio