Notícias

Yara vende Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre para a EuroChem

17/08/2021 às 14:56

A empresa química norueguesa Yara assinou, no dia 1º de agosto, um acordo de venda do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (CMISS), para a companhia suíça EuroChem Mineral & Chemical, por US$ 410 milhões.

O projeto do CMISS foi criado para reduzir a dependência do Brasil em relação a fertilizantes importados, mas seu avanço foi prejudicado pela pandemia. É considerado um complexo porque inclui desde a mineração até a produção de fertilizantes em suas operações.

A decisão da venda faz parte de uma revisão global da base de ativos e contribui para a transformação da Yara, realocando recursos de capital, nos próximos anos, para as áreas de interesse estratégico da empresa, já que os gastos necessários para a conclusão do projeto seriam semelhantes ao valor de desinvestimento.

Para o coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Patrocínio, Antônio Geraldo de Oliveira, ainda não é possível calcular quais impactos essa mudança pode trazer para a região. “A expectativa deles é que a transição vai ser concluída no primeiro trimestre de 2022. Esse impacto a gente ainda não tem como saber, em relação a entrada dessa nova empresa”, disse.

Segundo Oliveira, a venda da CMISS à EuroChem foi uma surpresa para o setor em Patrocínio e  não há como saber se haverá criação de novos empregos na região, uma vez que a transição ainda não foi findada. “Mas acredito que vá continuar da mesma forma até que seja entregue à empresa. Nós estamos na expectativa de que esse desenvolvimento da região, com relação a essas mineradoras, seja sustentável. A gente nem sabe o motivo porque a Yara está desfazendo dessa fábrica, então a gente aguarda para novos pronunciamentos junto ao Comitê de Bacia, mesmo porque a empresa tem uma cadeira no Comitê de Bacia e, no entanto, a gente tem esses representantes para nos deixar a par do negócio”, explicou.

No Brasil, a EuroChem possui fábricas de fertilizantes em Araguari- MG e em Catalão – GO.

 

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Filipe Rodrigues/Difusora 95